terça-feira, 31 de maio de 2016

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: COMO DEFINIR UM?

1O ) Missão, Visão e Valores 

É preciso que defina-se...

Missão - é o porquê de uma empresa atuar no mercado, orienta tanto objetivos financeiros como sociais.

Visão - norteia a proposta da empresa em longo prazo, direcionando sua trajetória.

Valores - modelo de conduta adotado pelos colaboradores para atingir a visão com êxito.

A estratégia a ser traçada deve estar de acordo com a missão, visão e  os valore do instituto, esses serão os alicerces do planejamento.

Após as definições estabelecidas é necessários que se faça a:

2O ) Análise do Ambiente Externo e Interno

Análise SWOT: é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas como parte do plano de marketing ou do plano de negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strength (força), Weakness (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). 

A a análise é dividida em duas partes: o ambiente externo e o ambiente interno à organização. Esta divisão é necessária porque a organização tem que agir de forma diferente em um e em outro caso.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da organização, já que ele é o resultado de estratégias de atuação definidas pela própria empresa. Desta forma, quando percebemos um ponto forte em nossa análise, devemos ressaltá-lo ainda mais; quando percebemos um ponto fraco, devemos agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito. 

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Isso não significa que não seja útil conhecê-lo. Apesar de não podermos controlá-lo, podemos monitorá-lo e procurar aproveitar as oportunidades da maneira mais ágil e eficiente e evitar as ameaças enquanto for possível. 

Com a análise em mãos é a hora que a ação deve acontecer, para isso é preciso:

3O ) Formulação de estratégias e Plano de Ação
Confronta as análises desenvolvidas pela SWOT e discorre como estruturar o plano de ação estratégico, tático e operacional.

Segundo as análises, é a qual alcançaria seus objetivos e metas com o posicionamento adequado

Quando define-se as estratégias é importantíssimo definir parâmetros para:

4O ) Monitoramento e Controle
o planejamento estratégico exige que o empreendedor monitore e controle seu andamento. Uma das ferramentas utilizadas nessa etapa é a adoção de indicadores a serem preferidos pela organização.

ATENÇÃO!

Lembre-se sempre que:

Objetivos e Metas – Devem ser:

Específicos
Mensuráveis
Alcançáveis
Realistas
Quantificáveis de acordo com o período de execução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário